Qual é o ROI do design?

Investir em design é criar uma base sólida que irá multiplicar o valor da marca e dos negócios ao longo do tempo.
Publicado em
Dec 3, 2025
Escrito por
Moisés
Compartilhar

Esse é um questionamento legítimo e recorrente entre pessoas que ainda não vivenciaram e sentiram na pele o poder de um trabalho estratégico de design no seu negócio.

A gente percebe o impacto de diferentes formas: de uma embalagem que se destaca e comunica valor, de um produto desenhado a partir das reais necessidades das pessoas, de um site que traduz experiência em fluidez ou de uma marca que conecta propósito e percepção.

E esse retorno não se mede apenas em números. Ele se revela em clareza de posicionamento, percepção de valor, diferenciação de mercado e, consequentemente, lucratividade.

Tudo isso fortalece a marca e potencializa os resultados futuros: comerciais, de reputação e de expansão.

Empresas com estratégias de marca bem definidas podem alcançar um crescimento de receita entre 10% e 20%. [Harvard Business Review]

Após redesign de embalagem, marcas podem alcançar até 30% de aumento de vendas com mais destaque na gôndola e clareza de comunicação. [Designalytics]

Um ciclo virtuoso

Clientes satisfeitos → recomendações → maior reconhecimento → mais alcance → mais oportunidades → mais vendas → mais reputação → mais defensores da marca → crescimento contínuo.

E é por isso que é possível alcançar benefícios como: ir além da comoditização, sustentar um preço premium, reduzir o ciclo de vendas, aumentar o volume de vendas, melhorar o LTV do cliente, construir uma cultura autêntica, aprimorar a experiência e a recorrência do cliente, além de atrair e reter melhores talentos.

Em outras palavras: design bem aplicado é um ativo que reverbera em toda a jornada do negócio, ou seja, desde o primeiro contato com o cliente até a longevidade da marca.

Um case global

A transformação da marca Airbnb em 2014 é um exemplo emblemático de como o design pode redefinir a identidade e o posicionamento de uma empresa no mercado.

Contexto Antes do Rebranding

Antes de 2014, o Airbnb utilizava um logotipo azul em escrita cursiva, que, embora amigável, carecia de distinção e não refletia plenamente a essência da marca. A empresa buscava uma identidade que encapsulasse sua missão de criar um senso de pertencimento global entre anfitriões e hóspedes.

O Processo de Rebranding

Em colaboração com um estúdio de design, o Airbnb embarcou em um processo imersivo de rebranding. A equipe de design viajou por diversas cidades em quatro continentes, hospedando-se com diversos anfitriões para compreender profundamente a experiência oferecida pela plataforma. Essa abordagem permitiu identificar que o sentimento de “pertencer” era central para os usuários do Airbnb.

Impacto e Resultados

Reconhecimento Global: O novo logotipo tornou-se amplamente reconhecido e associado à ideia de pertencimento e comunidade.

Crescimento da Empresa: Em menos de quatro anos após o rebranding , a avaliação do Airbnb aumentou em US$ 29 bilhões, superando concorrentes diretos.

Expansão de Mercado: A nova identidade facilitou a entrada em novos mercados e solidificou a posição do Airbnb como líder no setor de hospitalidade.

FONTE: [BRANDSONIFY]

Retornos tangíveis e intangíveis

1. Aumento de vendas

Um bom design melhora atratividade e usabilidade. Facilita escolhas e gera confiança. Consequentemente, o impacto nas vendas é direto.

2. Eficiência

Estratégias de design reduzem retrabalho, otimizam portfólio e dão clareza à equipe.

Como menos ruído, a empresa tem mais foco no que é importante e, assim, consegue trazer margens maiores.

3. Valor de marca (brand equity)

Empresas que investem em design crescem 2x mais rápido em valor de marca (Design Management Institute).

4. Preferência

O design traduz a essência de uma marca. Com isso, transforma propósito em percepção e percepção em preferência.

5. Lealdade

Design centrado em pessoas gera conexão emocional. E conexão gera lealdade e recorrência.

6. Inovação

O design tem a capacidade de descobrir oportunidades que estavam esperando para serem reveladas. Isso impulsiona a inovação e a evolução de um negócio.

Design é um investimento estratégico. Significa investir na reputação da sua marca e na forma como o mundo a reconhece e a valoriza. Quando bem aplicado, o design gera clareza para dentro da empresa (unindo equipes e decisões) e cria valor para fora (traduzindo propósito em percepção e preferência).

Continue explorando

mais conteúdos selecionados