Com 70 anos de história e projetando uma relação mais direta com o consumidor final, a empresa iniciou um movimento de revitalização completa da sua identidade visual para aumentar identificação com seus clientes e expandir sua presença no universo online.
A Madesa é uma das maiores e mais modernas indústrias do setor moveleiro do Brasil. Em um projeto de redesign de marca como esse foi necessário conectar essência, valores e memória das décadas passadas a uma linguagem alinhada aos novos objetivos e ao novo posicionamento da marca: mais jovem, humanizada, de fácil desdobramento e com forte viés digital.

Ideia Central
Inicialmente entendemos como a empresa funciona — seus valores e crenças — e trabalhamos a quatro mãos com o cliente ao longo de todo o processo criativo para desenvolver uma proposta visual alinhada e coerente aos novos objetivos da marca.
Nesse novo momento, a empresa se reposiciona como uma parceira de confiança, oferecendo produtos e serviços que agregam valor e inspiram seus clientes a criar lares que amam.
O novo slogn “Ame sua casa” funciona como uma assinatura que conversa diretamente com a missão da empresa: levar mais vida ao dia a dia das pessoas.
A Solução de Design
A linguagem visual da marca foi inspirada na principal categoria de produtos da Madesa: cozinhas. Assim como as cozinhas são montadas a partir de componentes independentes, a nova identidade da Madesa é construída com blocos bem definidos e estruturados, permitindo combinações modulares com cores sólidas, pictogramas e/ou imagens.
O novo logotipo traz uma tipografia atual e detalhes nas terminações das letras m e d que remetem a uma serifa. Esses detalhes foram inspirados na icônica cadeira dobrável, o móvel mais vendido de todos os tempos pela empresa até o momento do projeto e desenhado pelo fundador Aldo Cini. A escolha por letras em caixa baixa, bold e com cantos arredondados reforça a ideia de proximidade e simpatia com a marca.

Confira aqui os principais pontos trabalhados no redesign de marca:
- Sistema Modular: blocos que se organizam como componentes independentes — refletindo a lógica de montagem dos móveis de cozinha.
- Cores de apoio: paleta sólida para comunicar de forma amigável, jovem e contemporânea, facilitando o desdobramento em pontos de contato digitais e impressos.
- Pictogramas e ícones: desenho simples, legível e com cantos suaves, priorizando clareza em e‑commerce e materiais informativos.
- Fotografia: pessoas reais e lares distintos para humanizar a marca e reforçar a conexão com quem está “do outro lado da tela”.
O vermelho permanece como protagonista, mas agora em uma tonalidade mais contemporânea e amigável. A decisão honra a tradição dos 70 anos da Madesa, valoriza as raízes da sua cidade natal de Bom Princípio e ancora o valor sentimental presente no slogan “Ame sua casa”.
As demais cores sólidas, pictogramas e/ou imagens, integram a paleta de maneira a comunicar a marca de forma amigável, jovem e contemporânea, também permitindo fácil desdobramento dos pontos de contato digitais e impressos.

Implementação Digital
Da escolha cromática às versões reduzidas do logotipo, a introdução e expansão da marca nos meios digitais foi um ponto de extrema atenção. O sistema modular facilita a criação de templates para redes sociais, banners, e‑mail marketing e demais peças de performance, assegurando consistência e velocidade de produção.

A nova identidade da Madesa traduz o encontro entre legado e futuro: um sistema visual inspirado no design modular das cozinhas, uma voz humana e um vermelho que guarda as memórias da marca. Tudo para inspirar mais pessoas a amar a própria casa.
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