Design de Embalagem

O que considerar na fase de projeto antes de lançar uma embalagem no mercado.
Publicado em
Jul 28, 2025
Escrito por
Time VLK
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A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o seu produto, e muitas vezes é ela que define a decisão de compra.

Em um ambiente competitivo como a gôndola, cada detalhe conta: a escolha das cores, a tipografia, a clareza das informações e até o formato podem impactar diretamente nas vendas.

Para garantir um design estratégico e eficiente, trouxemos alguns pontos que ao levar em consideração na fase de projeto, sua embalagem terá mais chances de se destacar e gerar impacto positivo nas vendas.

Confira este checklist com os pontos essenciais para levar em consideração durante a etapa de projeto da sua nova embalagem.

Necessidade

Antes de tudo, é importante se perguntar:

_ A embalagem é realmente necessária?

_ Como viabilizar para que ela tenha o menor impacto ambiental possível?

Contexto

_ Quem é o público que vai consumir?

_ Onde o produto será comercializado?

_ Existe necessidade de visualizar o que tem dentro da embalagem?

_ O consumidor precisa entende rapidamente o que está comprando?

_ Qual é a informação mais importante sobre esse produto?

Concorrência

_ Como os concorrentes se apresentam visualmente?

_ Como é a “mancha na gôndola” dessa categoria?

_ Existem cores ou padrões dessa categoria de produto?

_ Como outras empresas fazem essa embalagem ao redor do mundo?

_ Onde há oportunidade para inovar?

Comunicação Clara

_ O nome do produto está fácil de ler?

_ Há coerência entre frente e verso da embalagem?

_ Há equilíbrio na disposição das informações?

_ A solução está transmitindo os diferenciais do produto?

_ Sua embalagem se destaca na gôndola ou se camufla?

_ Cores, ícones e tipografias estão alinhadas ao posicionamento da marca?

Funcionalidade

_ O formato e o material da embalagem são adequados para transporte e armazenamento?

_ É possível empilhar a embalagem na gôndola e/ou no transporte?

_ O consumidor consegue abrir e fechar facilmente?

Sustentabilidade

_ O material da embalagem é reciclável, biodegradável ou reutilizável?

_ Há comunicação clara sobre o descarte correto?

_ Foi reduzido o uso de plástico ou materiais desnecessários?

_ A cadeia de produção minimiza impactos ambientais (uso de tintas ecológicas, menor pegada de carbono, etc.)?

_ O design incentiva o refil ou o reaproveitamento da embalagem?

Regulamentação

Cada tipo de produto possui uma norma diferente. Algumas delas são indispensáveis, como:

_ O produto segue todas as normas obrigatórias (ANVISA, MAPA, INMETRO)?

_ Estão corretas as informações gerais? (CPNJ, cód. de barras, validade)

_ Estão corretas as informações nutricionais e ingredientes?

_ Há advertências obrigatórias (exemplo: alergênicos)?

Experimentação

_ Já foi feito um mockup físico para visualizar o design na prateleira?

_ Feedbacks de consumidores foram coletados antes do lançamento?

_ O rótulo mantém boa legibilidade em diferentes condições de luz?

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A Valkiria tem mais de 12 anos de experiência projetando embalagens para o mercado para parceiros como Faber-Castell, O Boticário, Ambev, Eudora, Truss, Pepsico, Vult, Ricca, Orquidea e Naturale.

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