A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o seu produto, e muitas vezes é ela que define a decisão de compra.
Em um ambiente competitivo como a gôndola, cada detalhe conta: a escolha das cores, a tipografia, a clareza das informações e até o formato podem impactar diretamente nas vendas.
Para garantir um design estratégico e eficiente, trouxemos alguns pontos que ao levar em consideração na fase de projeto, sua embalagem terá mais chances de se destacar e gerar impacto positivo nas vendas.
Confira este checklist com os pontos essenciais para levar em consideração durante a etapa de projeto da sua nova embalagem.
Necessidade
Antes de tudo, é importante se perguntar:
_ A embalagem é realmente necessária?
_ Como viabilizar para que ela tenha o menor impacto ambiental possível?
Contexto
_ Quem é o público que vai consumir?
_ Onde o produto será comercializado?
_ Existe necessidade de visualizar o que tem dentro da embalagem?
_ O consumidor precisa entende rapidamente o que está comprando?
_ Qual é a informação mais importante sobre esse produto?
Concorrência
_ Como os concorrentes se apresentam visualmente?
_ Como é a “mancha na gôndola” dessa categoria?
_ Existem cores ou padrões dessa categoria de produto?
_ Como outras empresas fazem essa embalagem ao redor do mundo?
_ Onde há oportunidade para inovar?
Comunicação Clara
_ O nome do produto está fácil de ler?
_ Há coerência entre frente e verso da embalagem?
_ Há equilíbrio na disposição das informações?
_ A solução está transmitindo os diferenciais do produto?
_ Sua embalagem se destaca na gôndola ou se camufla?
_ Cores, ícones e tipografias estão alinhadas ao posicionamento da marca?
Funcionalidade
_ O formato e o material da embalagem são adequados para transporte e armazenamento?
_ É possível empilhar a embalagem na gôndola e/ou no transporte?
_ O consumidor consegue abrir e fechar facilmente?
Sustentabilidade
_ O material da embalagem é reciclável, biodegradável ou reutilizável?
_ Há comunicação clara sobre o descarte correto?
_ Foi reduzido o uso de plástico ou materiais desnecessários?
_ A cadeia de produção minimiza impactos ambientais (uso de tintas ecológicas, menor pegada de carbono, etc.)?
_ O design incentiva o refil ou o reaproveitamento da embalagem?
Regulamentação
Cada tipo de produto possui uma norma diferente. Algumas delas são indispensáveis, como:
_ O produto segue todas as normas obrigatórias (ANVISA, MAPA, INMETRO)?
_ Estão corretas as informações gerais? (CPNJ, cód. de barras, validade)
_ Estão corretas as informações nutricionais e ingredientes?
_ Há advertências obrigatórias (exemplo: alergênicos)?
Experimentação
_ Já foi feito um mockup físico para visualizar o design na prateleira?
_ Feedbacks de consumidores foram coletados antes do lançamento?
_ O rótulo mantém boa legibilidade em diferentes condições de luz?
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A Valkiria tem mais de 12 anos de experiência projetando embalagens para o mercado para parceiros como Faber-Castell, O Boticário, Ambev, Eudora, Truss, Pepsico, Vult, Ricca, Orquidea e Naturale.
Vamos conversar e descobrir como podemos gerar mais valor e trazer mais resultados para o seu negócio também.