Durante muito tempo, o design foi associado apenas à estética, considerado a “cereja do bolo” ao final do processo. Mas o design evoluiu.
Hoje, vemos que o design vai muito além. Ele é uma lente que revela oportunidades.
A Valkiria desenvolveu duas visões complementares sobre o que é design, fruto de nossa reflexão e inquietação em encontrar uma resposta à altura. Não é algo que tiramos de um livro, mas uma visão própria que construímos.
Nossa visão sobre o design
Sabemos que o design é, sim, sobre resolver problemas, mas para nós ele é uma lente que nos permite descobrir oportunidades que já estão ali, esperando para serem reveladas.
Design é sobre explorar o potencial invisível em cada projeto, seja ele uma marca, produto, embalagem, experiência ou modelo de negócio, e transformá-lo em algo significativo.
Então, Design é sobre descobrir oportunidades que estão esperando para serem reveladas.
Afinal, o design é uma forma de pensar que dá vida às ideias. Tudo é possível de ser imaginado, desenhado e criado de uma forma melhor pelo design. Com sua abordagem centrada no ser humano [colocando as pessoas em primeiro lugar], ele possibilita a descoberta e o entendimento de necessidades não atendidas para assim encontrar soluções que gerem valor.
Esse processo exige uma competência em visualizar, analisar e conectar fatores interdependentes, como economia, tecnologia, antropologia, psicologia, sociologia e geometria.
O design combina esses conhecimentos de forma única para promover transformações em diversas escalas.
É por isso também que dizemos que design é a ciência da inovação, uma abordagem que reúne múltiplas áreas do conhecimento para construir soluções impactantes e inspiradoras.
Em um desafio de design, muitas disciplinas se inter-relacionam para influenciar o resultado final.
A prática do design
Veja, por exemplo, o desenvolvimento de uma caixa térmica – um projeto aparentemente simples aos olhos leigos.
Para entender as necessidades de quem utiliza esse produto, recorremos à psicologia e à sociologia para estudar o comportamento dos usuários, que, no contexto do Brasil multicultural, são extremamente distintos e peculiares. Por meio da observação, entrevistas e experimentação, analisamos e mapeamos essas necessidades. Isso foi crucial para determinar fatores como capacidade do produto, aspectos estéticos e requisitos funcionais. Ao mesmo tempo, precisamos da química para compreender o comportamento do polímero que foi utilizado como matéria-prima na fabricação do produto, da matemática para determinar as suas dimensões em função do volume em litros e a física para avaliar a resistência da alça, um ponto fraco identificado em produtos concorrentes.
Essa capacidade que a disciplina do design tem de conectar tantas variáveis permite potencializar o processo de inovação e construir melhores estratégias, marcas, produtos, embalagens, experiências e negócios, trazendo resultados significativos para as empresas e para a sociedade.
Na Valkiria, estamos sempre em busca de novas maneiras de inspirar, impactar e levar design ao seu máximo potencial.
As melhores definições sobre design
Para encerrar, selecionamos definições de importantes estudiosos que ampliam nossa visão sobre o que é design e o que ele pode alcançar.
Acreditamos que esse material será um recurso valioso para fortalecer o papel transformador do design no seu contexto.
- “A disciplina do Design tem sido renegada a um papel coadjuvante, confundida com um Salão de Beleza para identidades visuais e comunicação, ou como última etapa do processo de lançamento de um produto.” - Neumeier
- “Não são apenas produtos que são passíveis de serem desenhados, mas também um organograma, uma experiência social ou a performance de uma equipe.” - Nussbaum
- “Bom design é sobre como gerenciar a tensão entre o que é apropriado e capaz de ser produzido, e o que é apropriado e precisa ser consumido.” - Tim Brown
- "Todo aquele que se lança ao design está transformando situações existentes em situações preferidas." - Herbert Simon
- "É preciso um progresso enorme para nós mudarmos o modo como vivemos nossas vidas. Design é a forma como acessamos esse progresso." - Mike Davidson
E se você quer ter acesso a conteúdos que vão te inspirar na evolução de marcas, produtos e negócios, assine a VLK NEWS. A nossa newsletter mensal.
Estamos há mais de uma década gerando valor pelo design para parceiros como Nubank, Faber-Castell, O Boticário, Kinghost, Mercur e Ambev.
Vamos conversar e descobrir como o design pode criar valor para o seu negócio.


























