Podemos encontrar diversas compreensões e definições em relação ao que é branding.
Assim como podemos encontrar muitas vezes o termo usado de forma incorreta. Sendo confundido, ou usado como substituto, para se referir a identidade visual e até logotipo.
Vamos esclarecer isso agora.
Bem como design, o termo branding é uma palavra importada do inglês. Em sua estrutura, temos brand, que significa marca, acrescida do gerúndio ing, que traz a ideia de ação e movimento.
Em uma tradução literal e até inusitada para o português, teríamos as palavras marcação ou [marcando]. Mas, na prática, não é assim que tratamos a palavra branding.
Afinal, aqui está o primeiro grande aprendizado: Branding não é o mesmo que Marca.
Branding é maior do que a Marca.
Propósito, cultura, produtos, serviços, proposta de valor, entre outros, são alguns componentes que surgem no universo da marca. Eles fazem parte de uma estratégia, a estratégia de marca, que ainda não é o branding.
Então, o que é branding?
É o processo de gerenciar uma marca com o objetivo de construir e manter uma percepção positiva e diferenciada na mente do cliente.
É um conjunto de estratégias (de negócio, de marca e de comunicação) desenvolvidas de forma coesa e simultânea.
Então, branding é sobre criação de valor e de vantagens competitivas para os negócios. E o melhor sinônimo que temos para a palavra em português é reputação.
Para Marty Neumeier, autor de livros como Brand Gap, A empresa orientada pelo Design e Brand Flip, branding é o que cria a vantagem estratégica mais poderosa para uma empresa: a fidelidade do cliente.
"Your brand isn’t what you say it is. It’s what they say it is."
- Marty Neumeier
Esse efeito pode impulsionar o sucesso por décadas. Afinal, sua marca não é o que você diz. É o que os outros dizem a respeito.
Então, branding é a reputação do seu negócio, e cada pessoa terá uma opinião um pouco diferente sobre qual é essa reputação. E essa divergência é saudável na medida que ela esteja alinhada ao que você quer transmitir.
E é por isso que dizemos que branding é influenciado por todos os aspectos de um negócio:
- Os produtos e serviços que oferece.
- O design e a sensação desses produtos ou soluções.
- Suas mensagens e comunicações.
- Sua aparência e estética geral.
- Sua cultura interna.
- O comportamento de seus funcionários.
Dessa forma, quase todas as pessoas dentro de uma empresa, do desenvolvimento de produtos ao setor financeiro, contribuem ou impactam na marca, seja positivamente ou negativamente.
Continue por aqui: Se você quer ter acesso a uma palestra inspiracional sobre branding para potencializar seu time e fortalecer sua marca. Conte com a Valkiria. Vamos conversar.





























