design-inovacao-negocios-blog

Entenda por que a China é uma potência

É corriqueiro se ouvir falar que produtos e bens de consumo fabricados na China padecem de qualidade e acabamento.

 

O tradicional “made in china”, assinado na grande maioria das mercadorias, sempre esteve associado à uma característica pejorativa e gera desconfiança em muitos consumidores.

 

Todavia, com o passar dos anos, o mercado chinês conseguiu provar o contrário, qualificando os seus serviços e quebrando alguns paradigmas.

 

E, não é à toda que um dos mais respeitados empresários da atualidade, Elon Musk, tweetou o seguinte:

 

made-in-china-elon-musk-idea

O tweet de Musk é autoexplicativo.

 

Ao contrário do que se pensa, a China tem um know how excelente na fabricação e desenvolvimento de produto. Basta perceber algumas empresas que possuem fábricas em solo chinês. Com a exigência máximos aos padrões de qualidade, seria inviável pensar que a gigante Apple se instalaria no país para correr um risco de prejudicar o seu portfólio. Hoje, todos os produtos da companhia são idealizados na Califórnia, porém fabricados na China. Além disso, é comum vermos muitos smartphones Android sendo produzidos por lá, assim como, praticamente todos notebooks do mercado.

 

Dentro desse contexto, pode-se notar que a China está sim preparada (e muito) para fabricar uma grande gama de produtos e entregar soluções de alta qualidade.

 

No segmento de tecnologia, essa máxima é ainda maior. Os chineses contam com o know how, infraestrutura e a inteligência necessários para corresponder ao mercado.

 

Com uma oferta vasta de mão de obra, qualquer empresa pode ter acesso à diferentes níveis de qualidade, dependendo muito de quanto se está disposto a investir. E pensando no contexto das empresas que se instalaram por lá, é óbvio pensar que todas vão buscar os melhores fornecedores para garantir os melhores produtos.

 

Por isso, da próxima vez que se deparar com o “made in china”, não se espante. Pode confiar e se sentir seguro, porque existe excelência e qualidade por trás.

Do contrário, o Elon Musk jamais endossaria.

 

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms

Post a Comment