design-inovacao-negocios-blog

Entenda a importância de uma boa embalagem

Toda a interação de um produto com o seu consumidor começa pela embalagem.

 

Por isso, não é exagero afirmar que ela é o principal elemento de conexão de uma marca com seu cliente. Somente esse fato já poderia justificar um investimento nesse quesito.

 

Contudo, ainda há outros fatores implícitos que também são fundamentais e reforçam a importância de uma boa embalagem no ponto de venda.

 

Dentro dos elementos tangíveis, um bom design de embalagem é fundamental em função dos seguintes atributos: proteção ao produto, praticidade, facilidade no uso e exposição.

 

Um layout gráfico de qualidade pode facilitar que a mercadoria ganhe uma posição de destaque na gôndola, chamando mais atenção do consumidor em relação aos demais players. Outra questão tangível relevante é a segurança. Um produto mais sofisticado, requer acomodação e proteção para garantir sua integridade.

 

Já no lado intangível,  o design de embalagem proporciona uma interação com o consumidor.

 

A embalagem é um ponto de contato da marca e pode gerar impacto para o usuário final. Imagine receber um produto em casa e toda as sensações que a embalagem pode transmitir em um primeiro contato: a apresentação, o material, a organização, o modo de abrir etc.

 

Certamente é um momento chave na experiência da marca e pode despertar boas percepções do consumidor a cerca do produto. Somado a isso, o package é uma maneira eficaz de transmitir o posicionamento, características e atributos de uma marca. Se uma empresa se posiciona como moderna e arrojada, por exemplo, a sua embalagem deve refletir isso.

 

A Associação Brasileira de Embalagens – ABRAE – disponibilizou dados que sustentam essa ideia. O estudo indica que os consumidores geralmente optam por um package mais atraente quando se trata de produtos semelhantes e inclusive se mostram mais predispostos à experimentar uma marca que ofereça isso. Ou seja, nota-se que os potenciais clientes levam em consideração o design da embalagem e ele pode ser decisivo no momento da compra.

 

Outro elemento que também favorece a importância de uma boa embalagem é a redução de custos. Um package bem acabado e com uma solução de design inteligente pode representar um investimento menor na produção, fazendo com o que a empresa tenha margens mais competitivas e preços mais atraentes para o consumidor, contribuindo para o desempenho comercial.

 

Dessa forma, é indispensável contar com uma boa embalagem para qualquer tipo de mercadoria. Grandes produtos, merecem grandes apresentações. Através do design de estrutura e do layout gráfico é viável agregar valor para as marcas a partir de embalagens que irão se destacar no ponto de venda e impactarão os resultados.

 

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms

Post a Comment